quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Professor da Faculdade de História lança livro. OBA! OBA! OBA!



O historiador Márcio Couto Henrique lança, nesta quarta-feira (4), no Centro de Capacitação da UFPA, o livro Um toque de Voyeurismo: O Diário Íntimo de Couto de Magalhães (1880-1887). Na publicação, o autor analisa a figura do herói da Guerra do Paraguai, Couto de Magalhães, autor de O Selvagem, um dos primeiros estudos antropológicos sobre a figura do índio brasileiro. O diário do general aborda suas aventuras e traz um panorama da sociedade de sua época.



Couto de Magalhães nasceu em Diamantina, Minas Gerais, em 1837. Era Bacharel em Direito e foi presidente das províncias do Pará, Mato Grosso, Goiás e São Paulo. O diário dele foi publicado em 1998 pela Cia das Letras. “Escrevi sobre o diário íntimo, pela primeira vez, quando preparei um artigo que apresentei num congresso de Ciências Sociais em Aracaju, em 2003. Depois disso, transformei este artigo em projeto de doutorado. Na minha pesquisa, estive em São Paulo para consultar o diário original, no Arquivo do Estado de São Paulo”, conta o autor.


No diário, Couto Magalhães procurou construir uma imagem pública de homem forte, soldado (foi condecorado general por sua participação na guerra), sendo sempre retratado como general nas diversas imagens que ficaram dele. No entanto, escrevia diários íntimos, nos quais sobressai a imagem de um homem frágil, hipocondríaco ao extremo, ansioso, com medo de envelhecer, medo de ficar pobre. Seu diário registrava, ainda, seus sonhos, muitos deles eróticos, vários sonhos homoeróticos ou homossexuais, com índios, negros, brancos, cuja descrição ele fazia em seu diário detalhadamente, sem qualquer tipo de julgamento ou sentimento de culpa. As partes mais picantes, ele registrava em língua indígena, para dificultar o acesso de possíveis curiosos.



Como complemento à análise das cenas descritas no diário, o historiador Márcio Couto fez uso, também, de informações advindas de diferentes fontes sobre o período e o herói. Assim, explora como os homens da segunda metade do século XIX relacionavam-se consigo mesmos e seus corpos e como, por debaixo de seus muitos galões e medalhas, é possível perceber sua singular humanidade.



O livro é fruto da tese de doutorado do autor, defendida no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFPA, em 2008.


Serviço:


Lançamento do livro Um toque de Voyeurismo: O Diário Íntimo de Couto de Magalhães (1880-1887)
Dia : 4 de novembro, às 19h
Local : Auditório Rio Guamá, Centro de Capacitação
Publicação da Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (EDUERJ).



Texto: Diolene Machado (ASCOM/IFCH
http://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=3336




Muitos estresses pra sair, mas saiu...

4 comentários:

  1. Legal!!!! Ontem foi lançamento do livro de meu esposo aqui em Belém. Foi ótimo. Me passa teu e-mail que te passo o link da tese e de minha dissertação. Te add no orkut, querida! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. O Lançamento foi ótimo e as vendas foram maravilhosas! Esperamos que na Feira do livro que inicia amanhã, elas continuem bem.

    ResponderExcluir
  3. Anna o blog tá show!!!!
    Gilmar Matta.

    ResponderExcluir