domingo, 22 de novembro de 2009

Livro revela a sexualidade da sociedade brasileira do século XIX

Edição de 22/11/2009

Sexual - Um diário indiscreto de Couto Magalhães, que administrou o Pará

'Um toque de voyeurismo. O diário íntimo de Couto de Magalhães (1880 - 1887)' é. o livro, tese de doutorado do historiador, professor da faculdade de história da UFPA, mestre e doutor em antropologia Márcio Couto Henrique, lançado recentemente no Rio de Janeiro e em Belém.

Mineiro de Diamantina. Um político importante para o Brasil na segunda metade do século XIX. Herói da Guerra do Paraguai. Este foi Couto de Magalhães que administrou as então províncias de Goiás, Mato Grosso, São Paulo e Pará, sob o cargo de presidente da província, o equivalente ao cargo de governador. O homem representado em fotografias, figuras e pinturas como um sujeito corajoso e imponente, revelou-se em seu diário, descoberto no Arquivo do Estado de São Paulo pela historiadora Maria Helena Machado, um hipocondríaco que desgostava das mulheres e do casamento 'à moda' século XIX e tinha sonhos eróticos com homens e garotos.

Couto de Magalhães era as duas coisas: tanto heróico quanto humano. 'Usei Couto de Magalhães como uma janela para estudar a sociedade brasileira da segunda metade do século XIX', esclarece o autor. Márcio destaca os dois principais fatos que fazem do político uma personalidade importante para a história do Brasil. 'Ele foi o primeiro intelectual a coletar informações sobre o folclore brasileiro. Publicou lendas indígenas, principalmente amazônicas, no livro ‘O selvagem’ (1876), a partir do qual desenvolvi a minha pesquisa do mestrado.' O segundo motivo foi sua atuação na Guerra do Paraguai, na qual venceu muitas batalhas, entre elas a de Corumbá, momento em que acabou com a posse dos paraguaios sobre o município de Mato Grosso do Sul.

Durante as pesquisas do mestrado, o escritor teve contato com o diário de Couto de Magalhães, publicado pela editora Cia. das Letras, em 1998. O documento trazia registros da vida pessoal do político escritos em português, inglês, latim e nheengatú (código linguístico inventado pelos missionários jesuítas para facilitar o processo de comunicação entre eles e os índios). Este último utilizado na descrição de sonhos eróticos minuciosamente relatados.

'Um toque de voyeurismo. O diário íntimo de Couto de Magalhães (1880 - 1887)' é um estudo sobre esta personalidade e a sociedade de sua época. 'Eu, o pesquisador, sou o ‘voyeur’, o que bisbilhota (Couto de Magalhães). Estudar a tragetória de Couto de Magalhães é colocar o herói em uma condição mais humana, de carne e osso.' O livro é uma das poucas teses de doutorado no Brasil baseada em um diário. 'O diário possui uma dimensão social. Ao falar sobre si mesmo, o autor fala sobre a sua época.'

Serviço

Livro 'Um toque de voyeurismo. O diário íntimo de Couto de Magalhães (1880 - 1887)' À venda na livraria Humanitas, no campus básico da UFPA, próximo à Biblioteca Central. Preço: R$ 45.

http://www.orm.com.br/oliberal/interna/default.asp?modulo=248&codigo=444291


OBS: Não gostei da reportagem, não gostei da escrita do texto. Escrita truncada. Jogo do contente: jornal de grande circulação no Norte do país e consequentemente maior divulgação do livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário