terça-feira, 3 de novembro de 2009

Morre o antropólogo Claude Lévi-Strauss. Deixou imensas marcas na antropologia que nunca mais serão esquecidas...



USP Online

Morreu na madrugada de domingo (1º) o etnólogo e antropólogo estruturalista francês Claude Lévi-Strauss, um dos primeiros professores da USP, onde atuou de 1935 a 1939, período no qual lecionou sociologia.

Estudou na Universidade de Paris e demonstrou verdadeira paixão pelo Brasil, conforme registrado em sua obra de sucesso "Tristes Trópicos", de 1955, em que conta como sua vocação de antropólogo nasceu durante as viagens ao interior do país. Lévi-Strauss completaria 101 anos no fim deste mês.

Além da USP, da qual recebeu o título de Doutor Honoris Causa, Lévi-Strauss passou por universidades dos EUA, da França, do México, do Canadá e da Bélgica.

Na noite dessa terça-feira (3), a reitora da USP, Suely Vilela, divulgou uma mensagem a respeito da morte de Lévi-Strauss. Confira o texto:

Mensagem da reitora sobre falecimento de Claude Lévi-Strauss

A Universidade de São Paulo vem a público expressar seu pesar em virtude do falecimento do etnólogo e antropólogo Claude Lévi-Strauss, ocorrido no último sábado, mas somente divulgado nesta terça-feira, 3 de novembro.

Nascido em Bruxelas em 28 de novembro de 1908, Lévi-Strauss associou-se à nossa Universidade já no ano seguinte ao da sua fundação, estabelecendo-se em São Paulo entre 1935 e 1937. Em 2 de setembro do ano passado, já em meio às comemorações dos 75 anos de fundação da USP, o Conselho Universitário aprovou a concessão do título de Doutor Honoris Causa ao mestre reconhecido internacionalmente como o pai do estruturalismo.

Claude Lévi-Strauss deixa uma marca indelével no ambiente acadêmico e cultural do país. Seja por sua profícua convivência com diversas tribos de índios brasileiros, seja por sua obra intelectual, na qual se destacam livros que se tornaram referência em todo o mundo: "Tristes Trópicos", "O Pensamento Selvagem" e "Antropologia Estrutural".

A Universidade de São Paulo reconhece em Claude Lévi-Strauss um de seus mais dignos professores fundadores, sobretudo por ajudar decisivamente, por meio de sua competência, à construção da grandeza de nossa Instituição.

Suely Vilela, reitora da USP




Levi-Strauss em acampamento. Pesquisa de Campo. Tristes Trópicos.

Um comentário:

  1. Lévi continua muito importante pq ainda hoje há confusão e crença sobre a cultura como uma escala evolutiva. Ele percebeu que existe uma lógica no pensamento mítico que é tão válida qto a do pensamento científico.
    Ah, L-S foi importante para o Brasil e para a USP, mais tb foi aqui que ele se tornou etnólogo. Foi uma grande parceria... e eu não o conheci. Que pena!

    ResponderExcluir