segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Caso de sexo em escola Estadual de Belém




Caso-Um vídeo feito com uma câmera de telefone celular chocou professores e alunos da Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental 'Ulysses Guimarães', no bairro de Nazaré, em Belém. Em dois minutos e meio de gravação, as cenas mostram uma aluna de apenas 13 anos de idade praticando sexo oral dentro de um banheiro da escola com outro aluno, um adolescente de 15 anos de idade. Um terceiro estudante, de 16 anos, registra todo o ato pela câmera do celular. Eles cursam a 8ª e 7ª séries do ensino fundamental e 2º ano do ensino médio, respectivamente. Por meio da tecnologia de transmissão bluetooth, a gravação, feita na manhã de segunda-feira, 19, acabou chegando a outros alunos e anteontem até mesmo a diretora do colégio, Flaviana Couto, já havia assistido as cenas. 'Os pedreiros dessas obras aqui do lado da escola também têm o vídeo', garantiu uma estudante do 'Ulysses Guimarães', que também arquivou as imagens no próprio telefone. 'Todo mundo já sabe, todo mundo tem ou já viu esse vídeo aqui na escola', disse.

Diante da situação, Flaviana Couto chamou os responsáveis dos três alunos envolvidos para uma conversa em particular. Confrontados, os dois rapazes adolescentes alegaram que a armação foi toda da garota, que nega a afirmação deles, mas respondeu 'não sei' a toda oportunidade em que foi questionada sobre o motivo para tal situação. 'Nós chegamos a dispensar os alunos cedo ontem, por volta das 11h15, para evitar constrangimento para os pais e alunos envolvidos, que me encontrariam na própria escola ao meio-dia. Não teve jeito. Muitos ficaram e quando a menina chegou com a mãe no táxi, nomes horríveis foram ditos a ela. Nós só temos a lamentar esse incidente. Nos preocupamos com uma formação íntegra de nossos alunos e essa ocasião não reflete a imagem da nossa escola', afirmou a diretora.

Flaviana contou que alunos, professores e equipe técnica estão chocados em ver os três estudantes envolvidos na situação. 'São alunos com um bom histórico escolar, estudiosos, não são tipo ‘aluno-problema’. Foi terrível sentar com os pais de todos eles e relatar a situação. A mãe dela chorou muito ao chegar aqui', relatou a diretora, também chorando ao lembrar da cena. De acordo com ela, tudo aconteceu dentro de um banheiro que fica na área da quadra de esportes do banheiro. 'É uma área cujo acesso é restrito; a porta fica sempre trancada com um cadeado. Só que há uma pequena brecha perto da porta que permitiu que eles entrassem. Eles aproveitaram o intervalo entre os turnos da manhã e tarde, quando a escola esvazia, para irem até lá', informou.

Redação Portal ORM

2 comentários:

  1. Siceramente eu não entendo como isso chocou tanto os professores e técnicos da escola. Isso já vem acontecendo constantemente nas escolas públicas do Pará. Esse foi apenas um dos casos que parou na mídia. Antes desse mesmo caso, semanas atrás, aconteceu algo parecido em outra escola pública de Belém. E a secretaria de Estado só pensa em tomar atitudes quando os ocoridos caem na mídia. E que mídia heim? Abre parênteses (O tal jornal referido no blog, não é dos meus favoritos) Fecha parênteses.
    O pior de tudo, é querer responsabilizar a ESCOLA por tais ocorridos. A própria reportagem mostra a agressividade da mãe da jovem envolvida ao entrar no táxi. A meu ver, falta família, valores, respeito, dignidade e diálogo. Digo e repito: na atual sociedade em que vivemos, os valores estão de cabeça para baixo. Parece que tudo tende à incoerência.
    O problema está no SISTEMA. Fato. Como vivemos em sociedade, vivemos de modo interligado e questões sociais, econômicas, culturais e políticas estão todas em "harmonia". É fácil julgar e colocar culpa num professor estressado, que precisa de uma carga horária absurda para se sustentar, trabalha em prédios sem condições estruturais, quase não vive por falta de tempo, ainda tem que lidar com suas questões pessoais. Por mais que a escola possa ajudar no sentido que tanto querem, ela não pode ser a única responsável pelos ocorridos. Diante de tanta incoerência do nosso sistema, corrupção, miséria e etc... culpa, em grande parte, do capitalismo, quem mais poderia ser responsável por tantos absurdos?

    ResponderExcluir
  2. Hoje pela manhã bem cedinho,lá na escola, vi a tal filmagem e fiquei bege com a performance da mocinha de 13 anos...

    ResponderExcluir