terça-feira, 3 de agosto de 2010

E a novela continua...

Hoje pela manhã, o secretário de educação do Pará, Luís Cavalcante, recebeu uma comissão de professores da escola Dom Pedro I (a qual eu também faço parte) para uma reunião que havia sido marcada para tratar do assunto referente um desconto indevido no contracheque dos professores feito pela secretaria da escola citada.

Foto: Anna Linhares, agost.2010


Foto: Anna Linhares, agost.2010



O secretário chamou para fazer parte da reunião seu assessor e o funcionário responsável pelo preenchimento das folhas de pagamento dos servidores do Estado do Pará. De quebra, expomos todos os problemas que ocorrem na escola, principalmente no que diz respeito o relacionamento direção/corpo de professores, como coação, perseguição e abuso de poder. Resumindo: o secretário se comprometeu em devolver o dinheiro de todos os funcionários em menos de duas semanas diretamente na conta corrente.
Mas o que eu quero mostrar com essa postagem, não é a "bondade" do secretário (que está fazendo nada mais do que seu dever) ou um avanço do governo do Estado do Pará. O meu verdadeiro objetivo é mostrar que NUNCA devemos baixar a cabeça por medo de perseguição, seja ela do tipo que for e muito menos deixar de ir atrás de melhorias na nossa vida, seja ela em casa, no trabalho, na vida pública e social.
As coisas ruins ainda acontecem no nosso país por sermos coniventes com situações como essa.
Não devemos NUNCA calar qualquer tipo de injustiça.

Amanhã teremos outra reunião com o Conselho de Classe da escola. Essa reunião será composta pelo corpo de professores, pelo assessor do secretário de educação, pelo corpo técnico da escola e obviamente pela diretora da escola.


Organizamos uma pauta de questões que queremos expor para a direção da escola. São principalmente questões acerca da relações interpessoais.
-
Confesso que estou tensa com a reunião, pois a mesma será uma espécie de catarse, onde colocaremos "pra fora" tudo que nos incomoda.
Veremos como terminará essa novela. Vamos esperar que seja da melhor maneira possível e que a situação ocorrida possa servir de exemplo para atitudes mais humanas daqueles que estão no poder.

Mas que descarga emocional provocado por um drama heim? Drama esse que poderia ser evitado.


4 comentários:

  1. Ainda bem que temo um grupo unido para fazermos o que fizemos. Essa catarse foi exposta de forma super correta pela manhã, pois de tarde não fui. Mas espero que tudo dê certo e que possamos ter condições dignas de trabalho.

    Cheers!

    ResponderExcluir
  2. Ai, que estou acabada. Não consigo nem postar nada sobre o que ocorreu hoje. Saímos às 19h de lá. Acabada.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. A realidade dos profs. do ensino superior ainda se salva... Mas, diante deste post e do anteior, lembro certa vez ouvi que, tamanha a responsabilidade da profissão, "professor é pai de muitos"... mas ninguém nunca diz quem é o pai de professor... :/

    ResponderExcluir
  4. Olá Francisco. Obrigada pela postagem. Vc tem razão. O ensino no nosso país está precário demais. Digo isso por fazer parte de sistema. Interessante sua colocação sobre sermos "pais" dos alunos. Ontem, quando voltei a uma das escolas que dou aulas, me deparei com um aluno que vinha correndo de uma distância imensa quando me viu para me abraçar e dizer que morreu de saudades nas férias. E, certa vez em sala de aula, ele me chamou de "mãe". Isso me tocou muito e me fez pensar o quanto esses jovens são carentes de outras coisas também e não apenas de um ensino público de qualidade.
    Abraços.

    ResponderExcluir