sábado, 23 de janeiro de 2010

Canção



Silfos ou gnomos tocam?...
Roçam nos pinheirais
Sombras e bafos leves
De ritmos musicais

Odulam como em voltas
De estradas não sei onde
Ou como alguém que entre as árvores
Ora se mostra ou esconde.

Forma longínqua e incerta
Do que eu nunca terei...
Mal oiço, e quase choro.
Por que choro não sei.

Tão tênue melodia
Que mal sei se ela existe
Ou se é só crepúsculo,
Os pinhais e eu estar triste.

Mas cessa, como uma brisa
Esqueçe a forma aos seus ais;
E agora não há mais música
Do que a dos pinheirais.

Fernando Pessoa

6 comentários:

  1. Transforma-se o amador na cousa amada
    Luís Vaz de Camões

    Transforma-se o amador na cousa amada,
    Por virtude do muito imaginar;
    Não tenho, logo, mais que desejar,
    Pois em mim tenho a parte desejada.

    Se nela está minha alma transformada,
    Que mais deseja o corpo de alcançar?
    Em si somente pode descansar,
    Pois consigo tal alma está ligada.

    Mas esta linda e pura semidéia,
    Que, como o acidente em seu sujeito,
    Assim com a alma minha se conforma,

    Está no pensamento como idéia;
    E o vivo e puro amor de que sou feito,
    Como a matéria simples, busca a forma.

    ResponderExcluir
  2. Bela. Obrigada mesmo. Que bom que estou aumentando meu acervo de poesias.


    Poesia combina com futebol. Rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Melhor: futebol e sensiblidade caminham juntos.

    ResponderExcluir
  4. Gosta de futebol? Que legal, rsrsrs. Poesia e futebol... O Brasil está muito bem servido de poetas e jogadores. :)

    ResponderExcluir