Depois de tempos sem postar, retorno ao blog para falar um pouco da semana que tive. De 25 a 30 de julho tive a oportunidade de estar em São Paulo (capital). Foi muito bom. Fui com meu companheiro, Márcio Couto Henrique, com a intenção de participar do IV CIPA (Congresso de Pesquisa Autobiográfica) que ocorreu na USP (Universidade de São Paulo). Além de conhecer muita gente nova e interessante, de quebra coordenei a sessão de comunicação oral do eixo “Corpos, saúde e cuidados de si: narrativas e (auto) formação".
A discussão do grupo foi muito interessante e o que me chamou atenção foi a composição do mesmo: basicamente pessoas do norte e nordeste. Isso mostra o quanto as discussões estão saindo do eixo sul/sudeste. Isso é bom demais! Trabalhos instigantes e polêmicos, como de uma baiana que falava sobre a ignorância (falta de informação) de algumas mulheres baianas no que diz respeito ao assunto AIDS, dentre outros. A seguir deixo o link do encontro para meus seguidores terem noção do encontro:
http://www.ivcipa.fe.usp.br/eixo_pt.htm
Mas minha ida à São Paulo não se restringiu apenas ao CIPA. Além de ter tido a oportunidade de participar e coordenar uma sessão nesse congresso internacional tive a oportunidade de rever amigos paraenses e meu irmão, que nos hospedou em seu apartamento. Revi a cidade, visto que já havia conhecido São Paulo. Andei pela loucura expressa do lugar e por vezes me pegava entrando nessa loucura, mas lembrava: “aqui não tenho horário!”. Como ficamos hospedados próximos da Paulista, fomos ao MASP, tomamos cerveja na Augusta, fomos numa baladinha adolescente num lugar chamado “Milo Garage”. Me senti mais jovem do que nunca! Fizemos lanche na “Bella Paulista”, fomos ao Museu da Língua Portuguesa, Pinacoteca e comprei bastante na José Paulino e me emocionei na Estação da Luz, lembrando de Alceu Valença: “Lá vem chegando o verão...!” Mas, pena que fazia frio... linda, linda, linda.
De quebra, fomos à Livraria Cultura. Gente, confesso que fiquei um pouco impressionada. Na última vez que fui a São Paulo, não visitei a mesma. Minhas visitas à livraria sempre se restringiram a internet. Fiquei tão impressionada que precisamos voltar mais uma vez por conta da dimensão do lugar. Na imagem a seguir mostro uma parte da livraria e eu estou na foto. Cadê eu? Encontrem-me:
Sabe criança quando pega uma panela de brigadeiro quente e não consegue comer tudo e acaba queimando a língua?? Essa sou eu entrando na livraria, principalmente na parte dos livros referentes às ciências humanas. Hahahahaha. Tudo o que eu lia, anotava e tinha vontade de comprar, vi por lá. Aquilo me deixou tensa, visto que não tinha dinheiro para levar tudo. Mas, tirando ali, colocando aqui e pensando nas prioridades, trouxe algumas obras e coloco as referências para meus leitores também obterem quando tiverem oportunidade. Comprei:
1. Movimentos sociais no século XXI, de Maria Glória Gohn;
2. O que é trabalho, de Suzana Albornoz;
3. Sociologia da Cultura e das práticas culturais, de Laurent Fleury;
4. O conceito de Cultura, de Leslie White;
5. Direitos Humanos no Brasil, de Marco Mondaine;
6. Sociologia Ambiental, de John Hannigan;
7. Ensina e aprender Sociologia, de Maria Aparecida Bridi e outros;
8. Sociologia para jovens do século XXI, de Luiz Fernandes e outros;
9. A sociedade em rede, de Manuel Castells, e;
10. Quando fui outro, que é uma reunião de poemas e poesias de Fernando Pessoa, que amo MUITO.
Comprei livros para usar em sala de aula, para estudar para concurso, para meu doutorado e para ler antes de dormir bem cansadinha. Se tivesse condições financeiras teria trazido Schaan, Bourdieu e outros sobre cultura e consumo, mas como estou bem dotada de livros para doutorado, deixei para depois e falarei com Schaan para ver se ela me disponibiliza seu livro com um descontinho, afinal de contas, seu livro estava custando 100 reais na Livraria Cultura.
Bom, foi uma semana deliciosa, cultural e de quebra falei com amigos bons e bons amigos. Procurem as referências dos livros, pois vale a pena, mesmo!
Em meu último dia em São Paulo, recebi uma ligação de minha irmã que mora em BH dizendo que eu havia ganhado uma passagem para vê-la em BH! Que máximo! Provavelmente irei vê-la em agosto ou setembro. Assim, quase fecho minha virada cultural na região sudeste. Quem sabe ano que vem o Rio de Janeiro (my love) me espere.
Para finalizar meus escritos de forma leve e gostosa, postarei um texto de Pessoa desse livro que comprei. Amanhã inicia o segundo semestre e já iniciará com muito estresse, pois a diretora de uma das escolas que dou aulas, Dom Pedro I, fez questão de enviar as faltas referentes a uma greve que fizemos no início do ano por melhores salários e PCCR da categoria. Ela que nos aguarde!
Eu mando o texto, ótima semana e excelente segundo semestre para TODOS que me lêem! Um cheiro!
Deixei atrás os erros do que fui,
Deixei atrás os erros do que quis
E que não pude haver porque a hora flui
E ninguém é exato nem feliz.
Tudo isso como o lixo da viagem
Deixei nas circunstâncias do caminho,
No episódio que fui e na paragem,
No desvio que foi cada vizinho.
Deixei tudo isso, como quem se tapa
Por viajar como uma capa sua,
E a certa altura se desfaz da capa
E atira com a capa para a rua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário