sábado, 14 de agosto de 2010

Te mandei um passarinho...

"Te mandei um passarinho..." Prosas e versos dos índios do Brasil.


"É importante saber que não é
só a escrita em papel que é válida.
Sabe por quê?
Porque nosso povo já viveu muitos
anos sem participar da escrita e
diretamente comunicaram
uns com os outros através da voz,
dos gestos ou dos desenhos."

Nelson Xacriabá
-
Esse livro, "Te mandei um passarinho" - prosas e versos de índios do Brasil é fruto do trabalho coordenado pelo antropólogo Bessa, que tive a oportunidade de conhecer no CIPA em São Paulo. O livro mostra poesias e textos escrito por diversos indios do Brasil e é um belo trabalho antropológico, visto que mostra a escrita do OUTRO com uma visão bem diferente da escrita do branco. É um trabalho de uma sensibilidade incrível e que vale a pena ler do início ao fim.

Vale a pena!

sábado, 7 de agosto de 2010

De caco a espetáculo: a produção cerâmica de Cachoeira do Arari (ilha do Marajó) por Anna Maria Alves Linhares

Disponibilizo nessa postagem os links que dão acesso ao meu trabalho de mestrado concluído na Universidade Federal do Pará (UFPA) no ano de 2007, sob a orientação da professora Dra. Jane Felipe Beltrão e avaliado por Denise Schaan e Roque de Barros Laraia. Analisei a produção e consumo dos objetos cerâmicos copiados de peças arqueológicas produzidos no município de Cachoeira do Arari, na ilha do Marajó.

Link da página do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais: http://www.ppgcs.ufpa.br/index.php?option=com_content&view=article&id=140&Itemid=53

-


-
Espero que gostem e boa leitura!

terça-feira, 3 de agosto de 2010

E a novela continua...

Hoje pela manhã, o secretário de educação do Pará, Luís Cavalcante, recebeu uma comissão de professores da escola Dom Pedro I (a qual eu também faço parte) para uma reunião que havia sido marcada para tratar do assunto referente um desconto indevido no contracheque dos professores feito pela secretaria da escola citada.

Foto: Anna Linhares, agost.2010


Foto: Anna Linhares, agost.2010



O secretário chamou para fazer parte da reunião seu assessor e o funcionário responsável pelo preenchimento das folhas de pagamento dos servidores do Estado do Pará. De quebra, expomos todos os problemas que ocorrem na escola, principalmente no que diz respeito o relacionamento direção/corpo de professores, como coação, perseguição e abuso de poder. Resumindo: o secretário se comprometeu em devolver o dinheiro de todos os funcionários em menos de duas semanas diretamente na conta corrente.
Mas o que eu quero mostrar com essa postagem, não é a "bondade" do secretário (que está fazendo nada mais do que seu dever) ou um avanço do governo do Estado do Pará. O meu verdadeiro objetivo é mostrar que NUNCA devemos baixar a cabeça por medo de perseguição, seja ela do tipo que for e muito menos deixar de ir atrás de melhorias na nossa vida, seja ela em casa, no trabalho, na vida pública e social.
As coisas ruins ainda acontecem no nosso país por sermos coniventes com situações como essa.
Não devemos NUNCA calar qualquer tipo de injustiça.

Amanhã teremos outra reunião com o Conselho de Classe da escola. Essa reunião será composta pelo corpo de professores, pelo assessor do secretário de educação, pelo corpo técnico da escola e obviamente pela diretora da escola.


Organizamos uma pauta de questões que queremos expor para a direção da escola. São principalmente questões acerca da relações interpessoais.
-
Confesso que estou tensa com a reunião, pois a mesma será uma espécie de catarse, onde colocaremos "pra fora" tudo que nos incomoda.
Veremos como terminará essa novela. Vamos esperar que seja da melhor maneira possível e que a situação ocorrida possa servir de exemplo para atitudes mais humanas daqueles que estão no poder.

Mas que descarga emocional provocado por um drama heim? Drama esse que poderia ser evitado.


segunda-feira, 2 de agosto de 2010

"Pede a banda pra tocar Dinorah,

olha nós outra vez no picadeiro..."

É meu leitores. Aqui estou eu novamente para mais um desabafo.
Em meu trabalho, inicio o segundo semestre com um baita susto! Para quem não sabe, sou professora da rede estadual de ensino do Estado do Pará. Ministro aulas de Sociologia e como todos bem sabem, a realidade da educação pública nesse país não é das melhores: escolas sucateadas, professores mal pagos e mal instruídos, alunos desinteressados, dinheiro que deveria ser investido em educação desviado e por aí vai... Por conta do péssimo cenário da educação no nosso Estado, no início de 2010, a categoria resolveu entrar em greve, infelizmente um dos únicos recursos que ainda temos de luta. "Um dos", repito. Bom, a diretora de uma das escolas que ministro aulas, Dom Pedro I, insatisfeita com a greve que os professores fizeram, visto que "prejudica" os "meninos", como ela mesmo fala, "resolveu" enviar TODAS as faltas referentes à greve que fizemos, que não durou 1 mês. Em meu contracheque particularmente, tive um desconto de 943 reais. Alguns companheiros tiveram um desconto de 1. 500 reais e outros receberam o contracheque em BRANCO. Você, caro leitor, que me lê nesse exato instante, consegue imaginar o que é abrir seu contracheque e ver que não tem absolutamente nada para você pagar suas contas? Isso configura assédio moral e/ou psicológico e afeta a dignidade humana!
O que é mais intrigante é que a diretora supracitada enviou as faltas da greve de forma ilegal, pois de acordo com as negociações, as faltas não deveriam ser enviadas. Além disso, a greve é um instrumento legal e DIREITO de todo trabalhador insatisfeito com suas condições de trabalho.
A digníssima diretora colocou culpa até no pobre digitador dos contracheques que nada tem a ver com o autoritarismo enraizado nela mesma.
O que fizemos? Jogamos merda no ventilador. O mínimo. De 57 professores, reunimos uma comissão de 10 professores (eu estava e estou na comissão) e fomos atrás dos direitos. Hoje paralisamos as aulas e prontamente acionamos o SINTEPP (Jurídico) que nos deu a orientação do que deveria ser feito. Saindo do Sindicato dos Professores, fomos à Seduc (Secretaria de Educação). Agendamos para hoje mesmo uma reunião com o assessor do secretário de educação. O secretário muito preocupado com a situação (estamos em ano eleitoral), convocou uma reunião extraordinária com a comissão amanhã pela manhã dizendo que resolverá a questão. Saindo da reunião com o assessor, fomos à Ouvidoria e prontamente fizemos uma denúncia contra a supracitada senhora que há tempos já vem usando de abuso de poder, autoritarismo e coação contra os trabalhadores da educação. Pronto! Lavei minh'alma.
Ah, a imprensa só não apareceu no local pois não conseguimos contatos e alguns jornais se recusarem de falar sobre o assunto pois estão sendo financiados pelo governo do Estado do Pará.
Não aguento mais ver o professor num picadeiro. Não somos palhaços, meus caros leitores, somos EDUCADORES. A sociedade precisa de todos nós, profissionais da educação. Como faço parte de uma equipe que não aguenta esse tipo de opressão e que tão pouco "escuta calada", tomamos as providências e vamos esperar o que acontecerá nos próximos capítulos.
Leitores, vamos escolher melhor as pessoas que irão reger nosso país. Esse lugar precisa avançar! As eleições estão chegando e as mudanças precisam acontecer!
Votem em Plínio de Arruda! HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA. Foi só para descontrair!
Depois trago outras informações.

domingo, 1 de agosto de 2010

Semana Cultural

Depois de tempos sem postar, retorno ao blog para falar um pouco da semana que tive. De 25 a 30 de julho tive a oportunidade de estar em São Paulo (capital). Foi muito bom. Fui com meu companheiro, Márcio Couto Henrique, com a intenção de participar do IV CIPA (Congresso de Pesquisa Autobiográfica) que ocorreu na USP (Universidade de São Paulo). Além de conhecer muita gente nova e interessante, de quebra coordenei a sessão de comunicação oral do eixo “Corpos, saúde e cuidados de si: narrativas e (auto) formação".




A discussão do grupo foi muito interessante e o que me chamou atenção foi a composição do mesmo: basicamente pessoas do norte e nordeste. Isso mostra o quanto as discussões estão saindo do eixo sul/sudeste. Isso é bom demais! Trabalhos instigantes e polêmicos, como de uma baiana que falava sobre a ignorância (falta de informação) de algumas mulheres baianas no que diz respeito ao assunto AIDS, dentre outros. A seguir deixo o link do encontro para meus seguidores terem noção do encontro:

http://www.ivcipa.fe.usp.br/eixo_pt.htm
 
Mas minha ida à São Paulo não se restringiu apenas ao CIPA. Além de ter tido a oportunidade de participar e coordenar uma sessão nesse congresso internacional tive a oportunidade de rever amigos paraenses e meu irmão, que nos hospedou em seu apartamento. Revi a cidade, visto que já havia conhecido São Paulo. Andei pela loucura expressa do lugar e por vezes me pegava entrando nessa loucura, mas lembrava: “aqui não tenho horário!”. Como ficamos hospedados próximos da Paulista, fomos ao MASP, tomamos cerveja na Augusta, fomos numa baladinha adolescente num lugar chamado “Milo Garage”. Me senti mais jovem do que nunca! Fizemos lanche na “Bella Paulista”, fomos ao Museu da Língua Portuguesa, Pinacoteca e comprei bastante na José Paulino e me emocionei na Estação da Luz, lembrando de Alceu Valença: “Lá vem chegando o verão...!” Mas, pena que fazia frio... linda, linda, linda.





De quebra, fomos à Livraria Cultura. Gente, confesso que fiquei um pouco impressionada. Na última vez que fui a São Paulo, não visitei a mesma. Minhas visitas à livraria sempre se restringiram a internet. Fiquei tão impressionada que precisamos voltar mais uma vez por conta da dimensão do lugar. Na imagem a seguir mostro uma parte da livraria e eu estou na foto. Cadê eu? Encontrem-me:





Sabe criança quando pega uma panela de brigadeiro quente e não consegue comer tudo e acaba queimando a língua?? Essa sou eu entrando na livraria, principalmente na parte dos livros referentes às ciências humanas. Hahahahaha. Tudo o que eu lia, anotava e tinha vontade de comprar, vi por lá. Aquilo me deixou tensa, visto que não tinha dinheiro para levar tudo. Mas, tirando ali, colocando aqui e pensando nas prioridades, trouxe algumas obras e coloco as referências para meus leitores também obterem quando tiverem oportunidade. Comprei:


1. Movimentos sociais no século XXI, de Maria Glória Gohn;

2. O que é trabalho, de Suzana Albornoz;

3. Sociologia da Cultura e das práticas culturais, de Laurent Fleury;

4. O conceito de Cultura, de Leslie White;

5. Direitos Humanos no Brasil, de Marco Mondaine;

6. Sociologia Ambiental, de John Hannigan;

7. Ensina e aprender Sociologia, de Maria Aparecida Bridi e outros;

8. Sociologia para jovens do século XXI, de Luiz Fernandes e outros;

9. A sociedade em rede, de Manuel Castells, e;

10. Quando fui outro, que é uma reunião de poemas e poesias de Fernando Pessoa, que amo MUITO.

Comprei livros para usar em sala de aula, para estudar para concurso, para meu doutorado e para ler antes de dormir bem cansadinha. Se tivesse condições financeiras teria trazido Schaan, Bourdieu e outros sobre cultura e consumo, mas como estou bem dotada de livros para doutorado, deixei para depois e falarei com Schaan para ver se ela me disponibiliza seu livro com um descontinho, afinal de contas, seu livro estava custando 100 reais na Livraria Cultura.

Bom, foi uma semana deliciosa, cultural e de quebra falei com amigos bons e bons amigos. Procurem as referências dos livros, pois vale a pena, mesmo!

Em meu último dia em São Paulo, recebi uma ligação de minha irmã que mora em BH dizendo que eu havia ganhado uma passagem para vê-la em BH! Que máximo! Provavelmente irei vê-la em agosto ou setembro. Assim, quase fecho minha virada cultural na região sudeste. Quem sabe ano que vem o Rio de Janeiro (my love) me espere.

Para finalizar meus escritos de forma leve e gostosa, postarei um texto de Pessoa desse livro que comprei. Amanhã inicia o segundo semestre e já iniciará com muito estresse, pois a diretora de uma das escolas que dou aulas, Dom Pedro I, fez questão de enviar as faltas referentes a uma greve que fizemos no início do ano por melhores salários e PCCR da categoria. Ela que nos aguarde!

Eu mando o texto, ótima semana e excelente segundo semestre para TODOS que me lêem! Um cheiro!

Deixei atrás os erros do que fui,
Deixei atrás os erros do que quis
E que não pude haver porque a hora flui
E ninguém é exato nem feliz.

Tudo isso como o lixo da viagem
Deixei nas circunstâncias do caminho,
No episódio que fui e na paragem,
No desvio que foi cada vizinho.

Deixei tudo isso, como quem se tapa
Por viajar como uma capa sua,
E a certa altura se desfaz da capa
E atira com a capa para a rua.

Pessoa.




Saudade de Almeida Jr.